quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Princípios da Física aplicada na Catapulta

Princípios da Física aplicada na Catapulta

Elas podem ser classificadas de acordo com o conceito físico usado para guardar e liberar a energia requerida para arremessar.

Energia Potencial ElásticaDefine-se a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade.

 O elástico usado na catapulta fica esticada e com certa quantidade de energia armazenada. Quando o dispositivo é acionado o elástico se solta e a bolinha recebe parte dessa energia e, com isso, adquire movimento.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_el%C3%A1stica

Energia Cinética: A Energia Cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_cin%C3%A9tica

Energia Potencial Elástica quando liberado é transformado em energia cinética do projétil.
Referência: http://www.iserj.net/2010/03/energia-potencial-gravitacional-trebuchet/

Primeira Lei de NewtonNa ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Referência: http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm

Segunda Lei de Newton:  Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton

Força Elástica: A força que a mola exerce sobre o corpo é chamada de força elástica da mola.Se esse corpo que foi suspenso na mola não causa deformação permanente na mola, 
ao retirá-lo a mola volta a sua configuração original. Por isso dizemos que a força que 
a mola exerce no corpo é elástica.
Referência: http://www.ufsm.br/gef/Dinamica/dinami11.pdf

Um comentário: